top of page

Basslet

trabalho IV

A startup alemã Lofelt desenvolveu o Basslet, um wearable que parece um smartwatch, mas que funciona como um potente subwoofer ( um tipo de alto-falante específico para a reprodução de frequências baixas, responsável pelos sons mais graves).

​

O gadget utiliza o sistema háptico LoSound, que funciona com a maioria dos headphones, e é compatível com qualquer entrada de phones (P2). O Basslet vibra em resposta às frequências de som mais baixas, de 10 a 250 hertz, recriando a sensação tátil de shows e festas na pele do usuário que é inaudível para outras pessoas. O resultado é tão incrível que leva os usuários a pensarem o porquê de nunca terem notado aqueles sons. "Você nunca sentiu falta desta frequência porque não sabia que estava lá", afirma o CEO da Lofelt Daniel Büttner.

​

A tecnologia háptica é usada para definir uma interface tátil em que um sistema fornece respostas ao usuário em forma de realimentação física (por exemplo os controles DUALSHOCK do Playstation) ou passivas quando não devolvem ao usuário nenhum tipo de movimento ou força, mas oferecem uma reação virtual.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

Basslet ao introduzir a sinestesia como experiência única, mostra a magnitude das aplicações desse produto. Outras partes do corpo podem ter essas sensações ampliadas como tórax, nuca, entre outros. Inclusive, a Lofelt já abriu parceria com produtora especializadas em aplicações hápticas só que em imersão de games:

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Essas aplicações poderiam ser ampliadas para o espaço onde não só um único indivíduo passaria por uma experiência imersiva, mas um coletivo aumentando as sensações e a sinestesia. Mas já não existe as salas acústicas e subwoofer externos? Sim, mas a tecnologia háptica poderia ser implementada em superfícies para complementar as vibrações que já são causadas pelos passos e pulos gerados pelas pessoas e pelas músicas. 

 

 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

hap.gif
PESSOAS-dancando-na-balada-Shutter.jpg
bottom of page