Visualização de dados
Trabalho IV
Os gráficos Sunburst são semelhantes aos mapas de árvores, pois são particularmente eficazes para apresentar estruturas hierárquicas de dados.
O que é visualização de dados?
A visualização de dados é uma representação visual (interativa) de informações para ajudar as pessoas a entenderem fenômenos complexos por meio dos dados.
​
Dados são simplesmente fatos ou números - bits de informação. Quando os dados são processados, interpretados, organizados, estruturados ou apresentados de modo a torná-los significativos ou úteis, eles são chamados de informações. As informações fornecem contexto para os dados.
De fato, quando observamos gráficos com várias variáveis ​​(cor e tamanho, por exemplo), nossa capacidade de identificar valores médios e variabilidade é mais precisa do que quando observamos números.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
A relação entre a visualização de dados, também chamada de datavis, e a inteligência artificial pode parecer contraditória a primeira vista. Se por um lado a datavis cria imagens a partir de dados para que eles se tornem mais compreensíveis aos olhos humanos, por outro a IA se baseia na busca por algoritmos que possam “entender” e responder aos dados da mesma forma que um humano pode – ou até melhor.
​
Sabemos que um software de IA pode desenvolver modelos de deep learning melhor e mais rápido do que os humanos. Porém, se tem uma coisa que a inteligência artificial ainda não consegue fazer é explicar esses modelos, ganhando inclusive o status de “caixa preta”. O apelido indica um mistério por trás do seu funcionamento, considerando que a tecnologia não pode ser facilmente explicada por ou para as pessoas, já que o seu desenvolvimento foi totalmente feito por uma máquina. É aí que entra a datavis, tornando possível que tanto os desenvolvedores quanto as pessoas interessadas na adoção de sistemas de inteligência artificial consigam explicá-los e entendê-los.