Pesquisa
Trabalho VI
Na maioria dos estudos relacionados ao sistema olfativo que examinam a atividade elétrica do bulbo olfativo, um estímulo olfativo adequado, como soprar ar odoroso no nariz, tem sido usado como um método de rotina para ativar o bulbo olfativo.
Apenas poucas tentativas foram feitas para fazer uma estimulação elétrica do sistema olfativo. Em 1961, Yamamoto estimulou a mucosa olfativa humana por pulso elétrico para detectar os potenciais bulbares. A estimulação elétrica (2 mA, 0,5 ms) da mucosa olfativa humana evocou uma mudança no potencial registrado no setor frontal da cabeça. Ishimaru et al. conduziu um experimento em 1997.
Durante esse experimento, foram estudadas as propriedades do potencial do bulbo olfativo evocado pela estimulação elétrica da mucosa olfativa em coelhos imobilizados com d-tubocurarina. O potencial evocado foi uma onda negativa lenta quando registrado a partir da superfície da lâmpada. Portanto, esse campo ainda permanece como uma área intocada para exploração de novas possibilidades até hoje.
REFERÊNCIAS: